11 de Setembro, 2024

Revista Anteprojectos – Agosto 2024

A Casa RAGR na página 86

7 de Maio, 2024

Revista Anteprojectos – Março 2024

A dimensão e configuração do lote foram factores preponderantes na estruturação do projecto de arquitectura. A nova habitação e respectivo enquadramento, encontram-se, inevitavelmente, de acordo com a envolvente existente, de forma a preservar servidões de vista, alinhamentos, acesso, e conforto tanto para dentro, como para fora do terreno. Pretende-se manter, na máxima medida do possível, a relação das cotas existentes. De facto, a morfologia, disposição solar e composição, do terreno foram os dados essenciais que orientaram a proposta que ora se descreve. Em termos programáticos, definiu-se, como intenção primeira implantar…

16 de Fevereiro, 2022

Revista Anteprojectos

"Em 2021, o cliente lançou-nos o desafio de concebermos a sua habitação com três quartos, um escritório, uma sala e uma cozinha comunicante com a sala de jantar, num lote com 1028m2 localizado em Pousada de Saramagos, Vila Nova de Famalicão. Em termos programáticos, definiu-se, como intenção primeira implantar a casa relativamente centrada no terreno, alinhando com as construções vizinhas a poente, do lado da rua, e mantendo um afastamento confortável com as restantes confrontações."

10 de Junho, 2021

architecture and wonder – House in Famalicão

"Costruttivamente la casa presenta 3 materiali dominanti, sistema ETICS, pietra e vetro. Un progetto costruttivamente semplice, in modo che l’articolazione tra i volumi e i giochi di ombre che la disegnano, fossero, di per sé, l’elemento che caratterizza la casa."

27 de Maio, 2021

Espaço de Arquitectura – Driving Range

"O resultado foi a criação de uma estrutura composta por vigas de madeira, intercaladas com chapa de policarbonato transparente. As vigas foram concebidas para criar sombreamento, e colocadas em ângulo de modo a que, com o policarbonato, garantissem a drenagem das águas da chuva. Toda a estrutura está assente sobre uma base de betão armado.“

15 de Março, 2021

Revista Traço (Jornal Construir) – House in Famalicão

"E, de repente, damos por nós na “eterna” discussão em torno da luz e sombra, desde logo porque assim como as sombras se manifestam com a presença da luz, também a luz se revela através das sombras. No fundo é também isso a arquitectura, o jogo dos volumes de acordo com a luz. De algum modo, foi também esse o jogo de que o arquitecto Pedro Lima da Costa fez parte quando concebeu o projecto de uma habitação em Vila Nova de Famalicão."

27 de Fevereiro, 2021

AECCAFE – House in Famalicão

"Constructively the house presents 3 dominant materials, ETICS system, stone and glass. We had, as much as possible, keeped the house constructively simple, so that the articulation between volumes and the shadow plays that they draw, were, by themselves, the element that characterizes the house."

17 de Fevereiro, 2021

Archidiaries – House in Famalicão

"The walls are white, the same color as the carpentry. This way, it was possible to emphasize the wooden slatting that was executed in the living room, in the separation with the access corridor to the bedrooms. This element allowed the maximisation of natural light gains in the room, while simultaneously filtering and sending the corridor to another plane.”

7 de Fevereiro, 2021

P3 (Público) – House in Famalicão

"Os volumes e o jogo de sombras são os destaques do projecto Casa em Famalicão, do arquitecto Pedro Lima da Costa. Uma residência construída com o propósito de ser uma “casa de sonho” que projectou para o primo à base de capoto, pedra e vidro."

28 de Dezembro, 2020

Espaço de Arquitectura – House in Famalicão

"O terreno é uma parcela relativamente estreita, mas com alguma profundidade. Tendo a rua a poente e um pinhal a nascente, pareceu-nos muito claro que a implantação da casa teria que ser no sentido longitudinal do lote, salvaguardando a privacidade dos espaços de maior utilização e de convívio com vista para o jardim.De modo a garantir o melhor aproveitamento do terreno e orientação solar, a casa encosta-se ao limite norte do lote, libertando assim a maior área de jardim e piscina possível, a sul."

2 de Dezembro, 2020

architecture art designs – House in Famalicão

"In order to guarantee the best use of the land and solar orientation, the house leaned against the north limit of the plot, thus releasing the largest possible garden and pool area to the south."